14 de outubro de 2012

Personalidade ENFP

Durante meu curso de graduação, fui bolsista do CNPq e fiz uma pesquisa sobre a personalidade dos estudantes do curso de contabilidade. Descobri que existe um tipo de personalidade comum no curso e que é exatamente o oposto da minha.

Como faz quase 10 anos que realizei esse estudo, outro dia resolvi refazer o teste de personalidade para ver se o resultado seria diferente.

E...

... continua a mesmíssima coisa.

De acordo com o Myers Briggs Type Indicator, eu sou uma ENFP. Isso quer dizer que sou uma pessoa que aceita os outros como são, sem julgamentos e preconceitos. Gosto de ouvir tudo e mais um pouco do que as pessoas tem a dizer e entender o que faz as pessoas agirem como agem. Sempre sei quem é a pessoa certa para fazer alguma coisa. O ponto forte desse tipo de personalidade é ter a mente aberta para coisas novas. O ponto fraco desse tipo de personalidade é ter a mente aberta para coisas novas.

Sim, a grande qualidade é também o pior defeito. Por exemplo: meu marido toma o mesmo café da manhã todos os dias desde a infância: café com leite e pão com manteiga. A ENFP aqui logo enjoa de tomar o mesmo café da manhã todos os dias e precisa sempre inventar algo novo para não desistir do café. Eu mesma me forço a sair da minha zona de conforto de tempos em tempos. Depois de 30 anos, não sei mais o que inventar de manhã. haha

Tenho um tipo de curiosidade insaciável. Sempre quero aprender mas normalmente me interesso por várias coisas ao mesmo tempo. Não me sinto muito confortável presa a uma rotina. E sempre gosto de deixar as possibilidades abertas para usar quando for o melhor momento. Aprender estimula a minha criatividade, me sinto mais viva quando posso criar.

Mas apesar do defeito, gosto da minha personalidade. É divertido criar sempre coisas novas. 

O que vamos inventar hoje?

Curioso? Faça o teste de personalidade também!

Nenhum comentário: